O Programa

As mudanças climáticas são uma realidade e já estão evidenciadas suas consequências em todo o globo. Desta forma, é cada vez mais importante definir ações e iniciativas para minimizar os impactos negativos de tais alterações. A fim de conciliar a preocupação ambiental da Universidade Federal de Viçosa (UFV), juntamente com a realização da Semana do Fazendeiro, evento de extensão que ocorre anualmente na UFV, criou-se o Programa Carbono Zero. O Programa foi concebido em 2010, a partir de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) em parceria com o Grupo de Estudos em Economia Ambiental e Manejo Florestal (GEEA) do Departamento de Engenharia Florestal da UFV.

Primeira participação do Programa Carbono Zero na Semana do Fazendeiro

Objetivos e atuação

Inicialmente, os principais objetivos do Programa foram quantificar, neutralizar e propor medidas de redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) geradas no decorrer da organização e realização da Semana do Fazendeiro. Face à uma crescente demanda de interessados em promover eventos neutros em carbono, ocorreu uma ampliação do Programa para demais eventos da UFV.

Além disso, também é objetivo do Carbono Zero desenvolver ações de educação ambiental direcionada à jovens e adultos participantes dos eventos. Assim, atua troca de informações junto aos produtores e demais visitantes dos eventos, acerca do balanço de carbono em propriedades rurais e urbanas, bem como outros temas relacionados às mudanças climáticas.

A partir dos plantios de neutralização realizados pela equipe do Programa, objetiva-se também gerar informações sobre adaptabilidade de espécies florestais, com vistas a subsidiar a composição arbórea de projetos de neutralização de carbono por meio do plantio de árvores.

Equipe Carbono Zero na Semana do Fazendeiro de 2018

Iniciativas de elaboração de inventários de emissões e neutralização de carbono, como o Programa Carbono Zero, são de extrema importância para amenizar a problemática das mudanças climáticas e contribuir para a socialização das questões ambientais!